Olhando para o cartaz de lançamento do filme CONTRATO, parece tratar de um filme onde existe um matador por aluguel, seria o que o titulo do filme sujere, por existir elementos como o texto do titulo estar escrito em vermelho o que me reflete a sangue nesse caso e ter um alvo desenhado nele, tendo assim vitimas desse contrato. Além de tudo no cartaz ha a figura de um homem apontando um revolver para alguma coisa e uma mulher que poderia ser seu par romantico e ainda cumplice.
ANALISE DO CARTAZ PELO SEGUNDO OLHAR
Escolhi o cartaz do filme Contrato para fazer minha analise de segundo olhar.
De acordo com o dicionário, contrato seria um acordo, nos termos da lei, para que dele resultem direitos e obrigações. Pode denominar-se como um ajuste, convenção ou espécie de trato e ainda um documento que contem os termos de um acordo.
A imagem principal, ou seja o foco do cartaz, para onde chama a atenção seria o desenho do alvo em volta da arma, o que nos deduz que o moço do filme esta apontando a arma para um possível alvo ou vitima. Deduz-se a partir daí que o filme contem cenas de violência e analisando também a figura masculina, podemos perceber que seus trajes são sociais,( terno ) e todo em preto e branco o que da entender que ele poderia ser um possível matador de aluguel e estar vestido para cumprir uma obrigação importante resultante de um contrato. Sua expressão facial também é fria e calculista, ele olha fixamente para algo e mira sua arma em direção ao seu alvo. Sua acompanhante também trás roupas sociais ( vestido) , o que me leva a crer que ela seria uma cúmplice dele. E através de sua expressão facial poderia dizer que ela trás um olhar de malicia o que também nos indica que ela poderia ser tanto parceira nos negócios quanto no amor, o que também nos indica que o filme contenha senas de sexo. A figura da mulher também me passa a idéia de que o seu olhar seria mal intencionado, maliciosa com poucas certezas, acreditando assim que seja uma mulher de atitudes suspeitas, duvidosas e que gera desconfiança e deslealdade.
O cartaz se destaca nas cores preto, branco e azul. O preto que segue desde a roupa do homem até a parte inferior do cartaz trás o lado da obscuridade, da violência e da maldade. Já o branco trás uma certa luz vinda do homem e encontra-se com o azul do fundo da parte superior direita do cartaz. A Luminosidade trazida pelo branco em volta da imagem do homem traz a sensação de que ele não seria talvez a parte má do filme, mas sim que ele poderia estar cumprindo um acordo por obrigação ou algo do tipo. A mistura do branco com o azul forma uma espécie de túnel, o que podemos perceber pelo ditado popular que sempre a uma luz no fim do túnel, isso nos trás o significado de que no final do filme as coisas se resolverão e que a figura má que o homem representa pode não ser exatamente assim. Ou ainda que o túnel não chegue ao seu final, que ainda exista mais movimento, mais ação ao final dele.
O cartaz possui uma visão simétrica vinda onde sua leitura começa do canto superior esquerdo na figura do homem, passando pelo foco, que é o desenho do alvo, chegando ao titulo. A figura da mulher retem poucas atenções, seria mais um complemento da imagem masculina. Além disso o cartaz nos trás uma sensação de movimento pelo fato do túnel que se forma atrás da imagem e que após congela os personagens como em um efeito de câmera lenta ou até mesmo túnel do tempo, trazendo a idéia de que o filme também trás ação e aventura.
O titulo também trás uma boa visão porque contrasta sua forma grande e letras vermelhas com o fundo preto. Suas letras destacam o nome do filme ficando assim fácil de percebê-lo. A cor vermelha atribuída ao titulo trás a sensação de adrenalina e também nos remete a cor de sangue, o que nos relembra novamente violência, morte. As pequenas rasuras em preto destacadas no titulo trás a idéia de uma folha de papel amassada ou mais antiga, desgastada, trasando um sentido já obvio com o titulo CONTRATO, que são feitos em folha de papel. E novamente encontramos também no titulo a imagem de um alvo, reforçando a idéia de uma possível vitima que será “apagada” por uma matador de aluguel através de um contrato.
Sinopse de Contrato.
Peter McShade (Pedro Lima) é um hitman.
No decorrer de um contrato para assassinar um homem em Marrocos, as coisas correm mal e Peter acaba por matar o sobrinho (Pedro Granger) de um chefe da máfia nova iorquina.
Algum tempo depois, Peter está em Lisboa com outro contrato: matar Georgios Thanatos (Nicolau Breyner), um chefe da máfia que controla toda a península ibérica.
O contrato não se revela fácil.
Embora Peter se movimente bem em Lisboa, devido ao facto de ser português, o acesso a Georgios Thanatos revela-se bastante difícil.
Para complicar as coisas, Peter é brutalmente agredido por três homens que o enviam para o hospital e atrasam a conclusão do contrato.
Aí, Peter conhece Júlia (Cláudia Vieira), uma enfermeira que o ajuda a curar o corpo e a alma.
Peter apaixona-se por Júlia.
Para aceder a Georgios Thanatos, Peter resolve pedir ajuda a Luís (Vitor Norte), um antigo companheiro nas forças especiais norte-americanas a quem Peter salvou a vida em Granada ‘85.
É por puro acaso, numa conversa com Mónica (Sofia Aparício), a ex-mulher de Georgios, que Peter fica a saber da enorme paixão de Thanatos por obras exclusivas e muito valiosas, numa altura em que é anunciado um leilão onde irá ser licitada uma primeira edição do D. Quixote de La Mancha.
Peter consegue, através de uma brilhante manobra, chegar finalmente a Georgios Thanatos.
Georgios Thanatos, fascinado com Peter, enceta com ele uma grande conversa, sobre arte, cultura e ética, como se uma velha amizade os unisse.
Antes de morrer, Georgios Thanatos encomenda a Peter a morte do mandante do seu assassínio, o Careca, seu braço direito, para quem a ética é uma palavra sem significado.
Julgando o caso encerrado, Peter volta-se para a sua paixão, Júlia.
Só que Júlia não é quem Peter pensa que é.
E mais uma vez, a ética sobrepõe-se às emoções.
E o fim será certamente surpreendente.