Segundo Ana Cláudia Gruszynski, os textos de Jay Doblin "trata da construção de um modelo teórico que permita avaliar o design, visto pelo autor como uma atividade que envolve o desenvolvimento de soluções para problemas de comunicação enquanto produção, transmissão e consumo de mensagens. Suas idéias têm como referência a teoria matemática da informação de Shannon & Weaver, e deixam entrever também elementos da retórica clássica ao abordar os três aspectos de uma mensagem - informativo, persuasivo e estético".
Estas são as palavras da designer e professora Dra. Ana Cláudia.
As mensagens visuais são de dois tipos: ortográficas (palavras escritas, formas visuais das mensagens alfanuméricas) e iconográficas (representação por figuras ou diagramas).
OS DOZE ELEMENTOS QUE A MENSAGEM DEVE TER PARA SER EFICAZ
1. A mensagem deve alcançar os receptores/decodificadores
Deve atingir as pessoas certas no momento adequado
2. A mensagem deve ter força
Ela deve ser suficientemente forte para ganhar a atenção dos receptores e suficientemente única para não ser confundida com mensagens similares. Fundo adequado, contraste, cores, tamanho são alguns elementos que podem ser trabalhados para fazer crescer a força de uma mensagem.
3. A mensagem deve ter tempo
Tempo para ser apreendida e decodificada. Conforme o tipo de mensagem é necessário um tempo maior ou menor para apreendê-la. Mensagens longas demais tendem a ser chatas.
4. A mensagem deve ser perceptível, legível
Os receptores devem conseguir ver ou ouvira mensagem para decodificá-la. Tamanho, espessura, espaço e contraste com o fundo são alguns elementos a serem considerados.
5. A mensagem deve ser decodificável
Língua/signos que o receptor consegue decodificar. Palavras estrangeiras ou jargões, p.e, podem não conduzir ao sentido desejado.Isso depende diretamente da capacidade do receptor.
6. A mensagem deve ter uma hierarquia apropriada
Título, subtítulo e corpo do texto, p.e. Dar destaque visual ao que realmente é importante na mensagem e não somente a um elemento visualmente interessante, mas de pouco relevo na composição do sentido.
7. A mensagem deve ter um receptor/decodificador preparado
Isso requer um domínio dos símbolos. A preparação do receptor pode se dar por educação, experiência ou realização de promoções. Repetição das mensagens leva-o a reagir automaticamente.
8. A mensagem deve ter integridade
Correção que fortalece a capacidade de transmissão e articulação apropriada entre as partes que a compõem. No exemplo, o texto contradiz a mensagem.
9. A mensagem deve ser habilmente acabada
Profissionais especializados dão à mensagem autoridade, estruturando-a de modo que o sentido não seja prejudicado por estilismos ou apresentações inadequadas.
10. A mensagem deve ter credibilidade
A apresentação cuidadosa leva a queda de preconceitos por parte do receptor.
11. A mensagem deve ter congruência
A adequação entre a forma e o conteúdo são fundamentais para a construção de sentido, uma vez que a primeira projeta significados conotativos.
12. A mensagem deve ser excitante, emocionante
Este é um ponto fundamental para a persuasão, uma vez que está ligado ao apelo às emoções. A leitura chata e cansativa perderá, provavelmente, seus receptores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário